Rotary Club de Vera Cruz no interclubes em Marília

por Rotary Club de Vera Cruz SP

Reunião interclubes entre os clubes rotários de Marília contou com as presenças de rotarianos da cidade de Vera Cruz
Reunião interclubes entre os clubes rotários de Marília contou com as presenças de rotarianos da cidade de Vera Cruz

Rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Vera Cruz, no Distrito 4510 do Rotary International, participaram no último dia 03, segunda-feira, da reunião interclubes promovida pelo Rotary Club de Marília-Coroados, quando o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2023-24, Wagner Massoca, associado ao Rotary Club de Tupã-Vanuire, falou sobre os comportamentos protocolares de uma reunião rotária. “Foi um encontro bem proveitoso, bastante didático e que foi possível rever amigos rotarianos de Marília”, disse a presidente do clube rotário vera-cruzense, a professora Cristiane Aparecida Tinetti, que transferiu a reunião semanal do clube que preside para o encontro interclubes em Marília, por ser no mesmo dia da semana. “Foi uma noite com muita informação”, afirmou a dirigente rotária.

Para o diretor de marketing imobiliário, Felipe Gonçalves Ragassi Orlando, o encontro interclubes na cidade de Marília reuniu todos os nove clubes rotários marilienses, além dos clubes do Rotary das cidades de Vera Cruz e Pompeia. “Foi um encontro muito proveitoso, afinal, esse tema sobre o Diretor do Protocolo é bastante controverso”, disse o rotariano vera-cruzense ao participar do encontro realizado na sede da Associação de Combate ao Câncer (ACC) de Marília, no período da noite. “Foi importante observar quantos detalhes devemos respeitar na Lei Federal para cumprir uma cerimônia oficial”, disse a arquiteta Daniela Gonçalves Silva, também associada ao Rotary Club de Vera Cruz, presente do evento.

Na opinião do jornalista Márcio Cavalca Medeiros o evento serviu para alertar os rotarianos sobre os detalhes da Lei Federal que rege as cerimônias oficiais em respeito aos símbolos brasileiros (bandeira, hino, brasão e selo), e que devem ser respeitados numa cerimônia oficial. “Essa relação entre o hino nacional e a bandeira do Brasil é bastante complexa e são poucos os que seguem a lei”, disse o rotariano que esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International na Gestão 2011-12. “Esse é o típico do evento que deveria ser realizado com mais frequência, pois, muito se confunde sobre esses detalhes”, disse o dirigente rotário regional ao lembrar que o Rotary International respeita a cultura, leis e costumes de cada país. “Por isso que o Rotary International não criou um manual específico sobre isso. Em respeito aos hábitos diferentes de cada País”, explicou.

Durante aproximadamente 60 minutos o expositor convidado comentou detalhes sobre a Lei Federal 70.274 que rege sobre as normas do cerimonial público, enfatizando os comportamentos sobre o hino nacional brasileiro, a bandeira do Brasil, os brasões e os selos, além de mostrar as procedências de autoridades e até mesmo as ordens oficiais em respeito as colocações das bandeiras. “Tudo isso é no Brasil. Não é uma regra do Rotary”, enfatizou Wagner Massoca ao explicar que em cada um dos 220 países onde o Rotary International se faz presente, cada país respeita as próprias leis. “O Rotary por ser uma organização mundial não pode sobrepor a lei de um país, mesmo estando em diversos países”, disse o rotariano convidado ao mostrar detalhes sobre a lei brasileira.

#

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: [email protected] ou [email protected]
Site: www.eficaz.jor.br – Twitter (X): marciocmedeiros
Instagram: @eficaz.comunicacao
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Fotos

Localizar site dos clubes