Projeto de Lei de Tupã, do Vereador e Chair de Rotaract Lucas Hatano, Inspira Ação do Rotary Club Marília-Pioneiro
por Rotary Club de Marília-Pioneiro
Ontem, o Rotary Club de Marília-Pioneiro, representado pela instrutora de clube e médica veterinária Monaliza A. S. Marega, e pelo coordenador da juventude e engenheiro Rafael Gomes da Luz, apresentou um projeto de lei inovador ao Vereador Municipal de Marília, Luís Eduardo Nardi. Este projeto se inspira na "Lei do Rotaract e do Léo Club", promovida pelo vereador de Tupã e chair do Rotaract, Lucas Hatano.
O projeto de lei tem como propósito oficializar a parceria entre as instituições de ensino superior reconhecidas em Marília e duas organizações dedicadas ao serviço comunitário e desenvolvimento de liderança: o Rotaract e o Léo Club. Ambas as organizações buscam abater horas de extensão e atividades complementares no âmbito do ensino superior, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), conforme estabelecido na Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) ou da Câmara de Educação Superior (CES), número 7, de 18 de dezembro de 2018.
As instituições de ensino superior em Marília terão a possibilidade de reconhecer atividades realizadas por estudantes por meio do Rotaract e do Léo Club como parte das horas de extensão e atividades complementares necessárias para a conclusão dos cursos, abrangendo projetos de voluntariado social, ações de responsabilidade social, projetos de educação e cultura, e ações voltadas para o desenvolvimento comunitário.
É importante destacar que a parceria não deve ser usada para fins político-partidários, conforme expressamente proibido. As instituições de ensino superior devem estabelecer critérios claros e transparentes para a validação e contabilização das horas de extensão e atividades complementares realizadas por meio do Rotaract e do Léo Club, conforme as diretrizes do MEC, estabelecidas na Resolução CNE ou CES número 7.
O projeto de lei busca fortalecer a parceria entre as instituições de ensino superior, o Rotaract e o Léo Club. Ambas as organizações, dedicadas ao serviço comunitário e ao desenvolvimento de liderança, têm como objetivo envolver os estudantes em atividades que enriquecem sua formação acadêmica e os inspiram a se tornarem cidadãos comprometidos com a comunidade. Operando de forma independente, mas em colaboração com os Rotary Clubs e Lions Clubs locais, respectivamente, compartilham valores fundamentais de voluntariado, cidadania e responsabilidade social.
A oficialização destas organizações como meios para abater horas de extensão e atividades complementares no ensino superior de Marília oferece aos estudantes a oportunidade de contribuir positivamente para a comunidade local, em total conformidade com a legislação vigente.
Este projeto de lei representa uma iniciativa inovadora que visa o desenvolvimento educacional e social de Marília e fortalece a parceria entre as instituições de ensino superior, o Rotaract e o Léo Club, para o benefício de toda a comunidade. Contamos com o apoio dos membros da Casa Legislativa para sua aprovação.






