Neste último sábado, dia 11, o Rotaract Club de Osvaldo Cruz preparou uma caravana para levar os doadores de sangue de Osvaldo Cruz e região, para o Hemocentro de Marilia, que abastece os hospitais e Santas Casas da região, inclusive Osvaldo Cruz. A prefeitura em parceria com o clube disponibilizou um ônibus para os interessados em doar sangue, os interessados puderam entrar no Instagram do clube que é @rotaract.ocz, onde havia o link que direcionava para um grupo no WhatsApp, onde estava disponível todas as informações, inclusive sobre restrições aos possíveis doadores.
A vice-presidente do Rotaract, Beatriz Vitor Mendes, que deu detalhes da ação. “Nós organizamos uma caravana de doação de sangue em parceria com o Hemocentro de Marília, onde o principal objetivo do projeto foi aumentar o número de bolsas de sangue do estoque deles, porque ultimamente foram publicadas algumas notas falando da urgência, da necessidade de aumentar esse estoque, e alguns tipos sanguíneos mais raros estão em estado de alerta e até em estado de urgência.”, disse.
Diante desse quadro, o clube comprou a ideia, aderimos a causa e organizamos essa caravana, que foi realizada no dia 11 de março, com saída as 6h da manhã, passando pelos seguintes pontos da cidade: Praça da Matriz, Rotatória do Cristo e guarita do Parque do Povo. “Lembrando que quem doa sangue, apenas 450 ml, quantidade capaz de ajudar muita gente, sendo que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Essas bolsas de sangue doadas podem ajudar pessoas com câncer, com anemia crônica, pessoas que sofreram acidentes ou passaram por cirurgias, sendo que o processo utilizado para coleta do material é totalmente seguro, inclusive para quem recebe o sangue, já que todas as pessoas doadoras passam por um tipo de triagem, durante uma entrevista com profissionais da saúde, o que define se a pessoa está em condições ou não naquele momento para fazer a doação.”, finalizou Beatriz Vitor Mendes.
Ao todo, foram 15 pessoas em um micro-ônibus cedido pela prefeitura municipal até a cidade de Marília. Foi maravilhoso participar desse projeto e te incentivamos a ter a mesma atitude. Doar sangue é doar vida, por isso compartilhamos o nosso amor pelo Rotaract através do amor à vida e ao próximo.